Confira essas dicas para desentupir um dreno e impedir que ocorram obstruções no futuro.

Pias de cozinha e banheiro fazem muito trabalho em sua casa, então, se estiverem entupidas, você notará imediatamente. Esses tamancos normalmente acontecem como resultado de detritos acumulados em seus canos – tudo, desde migalhas ou cabelo até sujeira ou graxa.

Embora as lojas vendam muitos produtos químicos para limpar o seu dreno , esses produtos são duros e podem causar danos aos tubos. Muitas vezes, esses produtos simplesmente movem o entupimento para baixo, o que pode eventualmente causar um backup maior.

Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a remover obstruções de drenagem e evitar que elas se formem no futuro.

Água fervente

Tente atacar seu tamanco com água fervente. A água quente não faz isso – ferver é a chave para dissolver qualquer matéria orgânica em sua pia.

Algumas palavras de advertência, no entanto: Não use água fervente se você tiver tubos de PVC, pois o calor pode fazer com que suas juntas se afrouxem. Além disso, certifique-se de nunca derramar água fervente diretamente em uma tigela de porcelana, pois ela pode rachar. Sempre despeje a água diretamente pelo ralo. Use uma panela grande ou panela, ferva-a no fogão, despeje-a pelo ralo e repita-a se necessário.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Quando a água fervente sozinha não limpa a pia, você pode tentar usar vinagre e bicarbonato de sódio. Comece despejando meia caixa de bicarbonato de sódio no seu dreno. Não adicione água. Em seguida, despeje meia xícara de vinagre na pia e depois pare no ralo com uma tampa de metal ou trapos; o vinagre e o bicarbonato de sódio produzem a reação do “vulcão” freqüentemente vista em projetos escolares. Aguarde 30 minutos antes de derramar água fervente pelo ralo.

Êmbolo ou êmbolo de mão

Se a sua pia estiver completamente obstruída devido a uma grande obstrução, ou se estiver entupida, nenhum líquido fluirá, pode ser a hora de um pistão.

Primeiro, verifique se você tem o tipo certo de pistão: em forma de taça, sem flange, é o que você quer para uma pia. Tanto os pistões de mão quanto os de comprimento total estão disponíveis e são igualmente eficazes.

Remova qualquer filtro de metal na pia da sua cozinha ou a tampa de metal na pia do banheiro. Encha a pia até a metade com água, em seguida, coloque o êmbolo sobre o dreno e verifique se você tem uma vedação firme. Use mergulhos rápidos e rápidos para remover o entupimento. Verifique periodicamente para ver se a pia está drenando.

Pequena cobra de drenagem manual

Essas drenagens manuais estão disponíveis em lojas de suprimentos de hardware, normalmente por menos de US $ 10. Eles usam um longo fio de aço de mola para “serpenteiam” em drenos. Uma vez contra um tamanco, eles podem ser torcidos para pegar e remover os detritos. O design do fio de aço permite que eles dobrem em torno da maioria dos tubos.

Se tudo isso falhar, talvez seja necessário remover o cano de drenagem e remover o entupimento manualmente. Os tamancos frequentemente se formam na peça em forma de U, chamada de armadilha P. Esta peça normalmente tem uma porca em cada extremidade que é fácil de desbastar. Se você tiver tubos de metal, talvez precise usar travas de canal ou uma chave inglesa grande. Além disso, certifique-se de colocar um balde embaixo do P-trap antes de removê-lo.

Embora essas técnicas domésticas possam ser eficazes na remoção de obstruições, considere a contratação de um encanador se você encontrar algo inesperado, ou se nenhum dos métodos DIY acima funcionar. Grandes problemas de encanamento exigem perícia profissional; sem o conhecimento adequado, você pode fazer mais mal do que bem.

Drenar a manutenção

Você não precisa ser um encanador para manter seus drenos limpos. Aqui estão algumas maneiras fáceis de manter os drenos e evitar obstruções:

• Cobrir drenos com cabelo e coletores de alimentos, também chamados de filtros, para impedir que esses itens entrem nos canos de drenagem e causem um entupimento.

• Passe água quente pelo ralo após cada uso. Água quente lava qualquer acúmulo fresco, permitindo que ele flua através do dreno, ao invés de grudar nas laterais dos tubos.

• Adicione um punhado de bicarbonato de sódio aos drenos e siga com água quente. Bicarbonato de sódio é um ótimo limpador natural e ajudará a remover odores. O vinagre é outro ótimo limpador natural para drenos. 

Nota do editor: Esta é uma versão atualizada de um artigo que foi publicado originalmente em 10 de dezembro de 2012.

Você usou algum desses métodos de desobstrução de bricolage? Conte-nos como eles funcionaram para você na seção de comentários abaixo.

Necessita de ajuda? Entre em contato agora mesmo com a RR Desentupidora em Santo André.