Há poucas coisas mais irritantes em casa do que drenos entupidos e fedorentos. Chamar um encanador é caro e inconveniente. Produtos de limpeza de drenagem comercial podem ser cheios de produtos químicos nocivos que são ruins para o seu corpo e seu encanamento. E ficar na água até os tornozelos enquanto você toma banho não é um cenário sustentável.

A boa notícia é que você pode fazer seus próprios limpadores de ralos caseiros por muito pouco custo usando produtos domésticos naturais. Aqui estão alguns remédios caseiros comprovados para manter seus drenos livres de obstruções e odores desagradáveis.

Os benefícios das soluções de limpeza de drenagem verde

Os produtos naturais para a limpeza de drenos são mais seguros do que os produtos de limpeza à base de produtos químicos tóxicos. Produtos de limpeza sintéticos contêm hidróxido de sódio ou ácido sulfúrico. Essas substâncias químicas agressivas vão corroer seus canos ao longo do tempo. A longo prazo, eles causarão mais problemas porque eles irão corroer seu encanamento.

Produtos de limpeza naturais são mais seguros, fáceis de montar a partir de itens que você já tem em casa e são muito rentáveis. No quadro geral, você está ajudando a proteger o meio ambiente, evitando produtos de limpeza de drenagem comerciais agressivos. Ganha-ganha-ganha?

Continue lendo para 4 receitas de limpeza de drenos que você pode fazer a partir de ingredientes encontrados em sua cozinha.

Soluções de entupimento de drenagem naturalFIXÁ-LO
Foto: Getty Images / Geo-Grafika

1. Freshen drenos com bicarbonato de sódio e vinagre

Bicarbonato de sódio e vinagre são como PB & J ou matcha e leite de aveia para fazer-lo-se a limpeza: Eles vão juntos perfeitamente. Usar o duo é muito fácil de fazer e pode manter suas pias longe de substâncias químicas agressivas e de mau cheiro, de acordo com a HGTV .

Misture 1/2 xícara de bicarbonato de sódio com 1/4 xícara de sal de mesa e despeje o dreno, dando-lhe problemas. Siga derramando 1 xícara de vinagre aquecido pelo ralo (ele vai espuma e bolha). Cubra o dreno com um plugue ou fita adesiva para evitar que a mistura escape. Deixe descansar por 15 minutos. Após 15 minutos, coloque água quente da torneira ou despeje água fervente pelo ralo por 30 a 60 segundos.

Para tamancos teimosos, repita o processo. Se você realizar esse método uma vez por mês regularmente, manterá seu dreno limpo e fresco.

2. Creme de drenagem de tártaro

Bob Vila (o OG da reparação doméstica) sugere outra combinação para dissolver obstruções de cabelo teimosos e espuma de sabão.

Combine duas xícaras de bicarbonato de sódio com 1/8 xícara de creme de tártaro (aproximadamente duas colheres de sopa) e meia xícara de sal. Misture a solução em um pote dando uma boa sacudida. Despeje duas xícaras de água fervente pelo ralo e adicione sua mistura caseira. Deixe tudo descansar por pelo menos uma hora. O sal e o bicarbonato de sódio vão funcionar no entupimento, enquanto o creme de tártaro limpa os metais.

Se ainda estiver entupido, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre pelo ralo, seguido por duas xícaras de água fervente. Deixe trabalhar durante a noite para limpar o dreno.

3. O simples detergente e cura a água quente para obstruções de graxa

Para aqueles que gostam de usar o óleo de coco em sua rotina de beleza, você pode notar que seu dreno tem sido lento. É possível que você tenha uma obstrução de graxa no seu dreno. Há também o fator “oops” de derramar ou derramar acidentalmente graxa na sua pia da cozinha depois de cozinhar.

Estamos protegendo você. Coloque duas colheres de sopa de detergente em uma panela de água fervente e, em seguida, despeje lentamente a água quente no ralo. Isso é especialmente eficaz em romper obstruções com graxa gordurosa, porque você está retornando as gorduras para um estado líquido, em seguida, o detergente ajuda a mover a graxa para fora do dreno e para baixo dos tubos. A Greener Ideal recomenda fazer isso uma vez por semana, o que pode fazer sentido se você cozinhar com muitas graxas ou usar óleos de beleza que possam entupir o seu dreno.

4. Bórax, sal e vinagre

Aqui está uma solução recomendada pela Networx . Comece com 1/4 xícara de sal e 1/4 xícara de bórax com 1/2 xícara de vinagre. Despeje a solução no dreno, seguida de uma panela de água fervente. Deixe descansar por pelo menos uma hora antes de enxaguar com água quente da torneira.